Guerreiro Celestial Sol Vermelho: Um Dia de Chuva

No episódio 13 de Tentai Senshi Sunred o protagonista anda na chuva. A série opera uma inversão interessante: e se o embate entre heróis e vilões for completamente irrelevante para a vida na cidade, e a conquista do mundo for tão distante a ponto de ser inteiramente ridícula e apenas um pretexto para lutas que se assemelham a crianças brincando no playground? Não a toa, esse é de fato o local escolhido pela Florsheim. A série quer deixar esse expediente evidente: repetidamente, na banalidade de Sodoma e Gomorra, a ficar à toa, a ver TV etc, e nos cuidados maternais de Vamp que, uma vez coroado, provavelmente deixaria as coisas exatamente como são; talvez um pouco mais bem cuidadas.

Mas há uma diferença para com as crianças: o espaço de jogo realmente não espirra para a realidade. Não há pais preocupados; aqueles que cuidam dos resultados das intrigas e briguinhas são os próprios jogadores; não há preocupações e curativos inconvenientes, e o “mundo” ao qual a organização do mal pretende conquistar não chega a ser um objeto real, é apenas um todo ficcional que orienta sua meta de derrotar Sunred. Mas para quê realmente? Se o mundo que é salvo ou conquistado é uma abstração vaga, um todo reificado, a figura que deveria ser também um fantasma, a da Sociedade (com S maiúsculo) quer se afirmar como algo bem concreto. E daí, podemos pensar: será que há uma mensagem mais profunda? O super-herói como elemento ideológico?

De toda forma, é o único momento na temporada em que a animação dá lugar a filmagens, e o herói, animado por cima das mesmas, usa um guarda-chuva ao caminhar da casa de Kayoko até ao QG de Vamp. A versão instrumental casual da abertura da série acompanha a cena. É um dia como qualquer outro, só circunstancialmente mais melancólico. O quanto a função de super-herói de Sunred é socialmente real é difícil de dizer – não sabemos da realidade desse todo, apesar de tudo. Mas como qualquer trabalho, a rotina é efetiva. A vida vai passando. E há uma beleza nisso, muito embora saibamos que é a estupidez do protagonista que o conduz até seu destino.

{天体戦士サンレッド, série de animação de 52 episódios de 13 minutos, dir. Seiji Kishi, 2008-10 (2 temporadas), a partir de mangá de Makoto Kubota}

Post criado 123

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo