Do Além! A pirâmide invertida em Samurai Flamenco

Esses dias o Cássio escreveu sobre algo interessante na obra de Carnap, que não conheço. É que ao invés de pensar a lógica como subjacente, por baixo da linguagem, como que dando sustentação para a linguagem, daria para pensar ela por cima, como um nível acima, filtrando e organizando acima, suspendendo (para manutenção?). Claro, eu não peguei a ideia direito. Entretanto, fiquei elucubrando sobre a inversão de ponto de vista…

Nós estamos sempre tentados a pensar as coisas como que se organizando rumo a algo mais único, mais homogêneo, rumo a ideia de uma substância (algo que se desdobra em tudo, em muitas coisas diferentes). Ou seja, numa ligação do originário com o único, com o subjacente, com o fundante-um. Invertendo isso, temos resultados curiosos. Por exemplo, em uma postagem de 2015, tento uma inversão no preceito teológico que levaria as religiões rumo ao monismo.

1. Existem mais deuses do que coisas. 2. Para cada coisa, a probabilidade de que mais de um deus correspondente seja necessário é muito grande. 3. A conquistada aparência de homogeneidade se dissipa frente a heterogeneidade complexa e abundante de causas últimas. 4. Tales de Mileto, o mesmo que disse da água, que ela era a causa material de todas as coisas (mas o que ele quis dizer por água?), também escreveu: “todas as coisas estão cheias de deuses”.

Em Samurai Flamenco (サムライフラメンコ, 2014) temos uma dessas inversões, em meio a avalanche de inversões e torções de roteiro do anime. Pois quando From beyond (“Do Além”, フロン・ビヨンド), ataca com seus 4 reis, causando estrago, e os Flamencos os derrotam, estes pensam ter derrotado seus líderes. No entanto, segundo um dos integrantes da organização malévola, “os 4 reis são meros infantes comparados aos 64 deuses da guerra”. Mas após 12 deuses da guerra serem derrotados, um a um, outra mensagem é relatada: “os 64 deuses da guerra são um bando de reclusos comparados aos 256 generais”. De onde, para a consternação da associação de heróis, chega-se a uma hipótese. É bem possível que Do Além tenha uma estrutura piramidal invertida, com 4 níveis, o último deles com 65536 membros.

Para ser mais consistente, ao meu ver, o nível 2 teria de ter 16 membros, que daí a conta daria 2 elevado a 2 elevado a n, para cada nível n. E 65536 é o número total de membros. Aparentemente, quanto mais patentes, menor a sua posição. Ela é de fato mais solitária: os agrupamentos menores estão inclusos nos maiores e por isso são de membros mais fracos e “reclusos”. Uma ideia realmente do além, alienígena no seu modo de pensar. Quanto menos subordinado no sentido alienígena, mais subordinado no nosso sentido, menos relevante, menor, inferior. De fato, não seriam necessário mais pessoas para controlar menos? Como é que menos controlariam mais? Isso não seria um contrassenso? Para uma população de 6 bilhões, porque from beyond não recrutaria mais de 6 bilhões de monstros, 60億の怪獣.

Post criado 123

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo