Finalmente assisti o Túmulo dos Vagalumes e assim completei os filmes do estúdio Ghibli. Antes que lancem mais, vou aqui participar do jogo de ordena-los do melhor ao pior. Convido outros a participar, e também a argumentar quanto à colocação de uma obra acima ou abaixo de outra.
- A viagem de Chihiro (千と千尋の神隠し)
- Ponyo: uma amizade que veio do mar (崖の上のポニョ)
- Nausicaä do Vale do Vento (風の谷のナウシカ)
- O Castelo Animado (ハウルの動く城)
- Meu Amigo Totoro (となりのトトロ)
- Meus Vizinhos, os Yamada (ホーホケキョ となりの山田くん)
- Pom Poko – A Grande Batalha dos Guaxinins (平成狸合戦ぽんぽこ)
- Princesa Mononoke (もののけ姫)
- Memórias de Ontem (おもひでぽろぽろ)
- O Castelo no Céu (天空の城ラピュタ)
- Serviço de Entregas da Kiki (魔女の宅急便)
- O Conto da Princesa Kaguya (かぐや姫の物語)
- Vidas ao Vento (風立ちぬ)
- Sussurros do Coração (耳をすませば)
- Túmulo dos Vagalumes (火垂るの墓)
- Porco Rosso – O Último Herói Romântico (紅の豚)
- Eu Posso Ouvir o Oceano (海がきこえる)
- O Mundo dos Pequeninos (借りぐらしのアリエッティ)
- Da Colina Kokuriko (コクリコ坂から)
- O Reino dos Gatos (猫の恩返し)
- As Memórias de Marnie (思い出のマーニー)
- Contos de Terramar (ゲド戦記)
Separei também por grupos, considerando (1-3) obras primas máximas; (4-5) obras maravilhosas; (6-9) obras incríveis; (10-15) grandes obras empolgantes; (16-19) obras bem boas; (20-21) obras legalzinhas; (22) obra medíocre ou ainda ruim.
Pela net encontrei algumas listas. A do Miguel Serpa coloca o Túmulo dos Vagalumes em primeiro lugar. Sinceramente, embora o filme consiga ser muito triste e tenha uma boa discussão sobre a decisão de ter ou não uma boa vida em meio a um contexto classe média não muito coeso socialmente, durante a guerra, ele me soa ainda humanizado demais para a situação, e certamente, sobre o tema, prefiro o desconcertante Gen dos Pés descalços. Eu diria também que ele não entendeu Pom Poko e a necessária lentidão animista que há ali (assim como a discussão sobre urbanização e a relação desta para com a cultura do espetáculo). Ademais eu vou sempre argumentar pela superioridade de Nausicaä sobre Princesa Mononoke, que tem a ver com a confusão e excesso deslumbrante do primeiro, contra uma perfeição equilibrada do segundo. A do Rafael Algermon, que eu poderia comentar é que, talvez por já ter visto e ouvido várias versões da Princesa Kaguya, a história não me soa nada especial; a exploração do Takahata do dia a dia da família japonesa, nos Yamadas me é muito mais cativante, despojada e singela. Ademais gente, Ponyo é uma obra prima máxima, infantil ou não. Acho que é algo que dá pra comentar durante horas, a maneira como transforma Tsunami e épocas absolutamente anti-humanas em temas acolhedores e joviais. Fora que é o mais belo de todos os filmes listados…
Muito interessante a sua lista! Engraçado como variam as listas de melhores/piores filmes do Studio Ghibli!
Achei legal que você colocou Naussica em terceiro. Também gosto muitoo desse filme. Vou fazer uma lista também e compartilho com você!
Vou rever Ponyo com um novo olhar.