Kairo: Circuito e Solidão

Em 2001 a internet estava menos embrenhada no cotidiano; era possível pensa-la com distanciamento. Como algo que permite a comunicação através do além dos cabos e da informação, do mediado mas próximo a outro próximo. Bastava nutrir a paranóia do novo para imaginá-la como capaz de aprofundar essa relação, indo do mais interior ao mais […]

Feita no Abismo e o Pudor Impudico

Eu esperava muito mais de Made in Abyss, por ter adorado seus três primeiros episódios. Faltou um sentido caótico de vida nas diferentes transições abismo abaixo. Faltou um sentido rítmico mais apurado (com episódios absurdamente parados e recapitulações longas e desnecessárias). Sobretudo, faltou uma presença mais constante do inquietante e do sinistro, em meio ao otimismo […]

Kado a Resposta Certa: a tecnologia e a diplomacia

カド tem seus problemas. O primeiro episódio promete um Shindo estrategista. Mas como ser estrategista perante um semi-Deus? A série não responde adequadamente a isso e segue sem nenhuma grande ideia digna de suas premissas (o que ocorre também esse ano em Re:Creators). Além disso, quase dispensa a única personagem carismática (Shinawa) e introduz desastradamente […]

As desventuras do Pão Queimado

Kogepan traz como personagem principal um pão que, tendo caído para dentro da fornalha no momento de sua retirada, acaba ficando queimado e impróprio ao consumo. As cenas seguem o esquema infantil de intercalar cartelas em que há escrito o que é falado e pequenas cenas-esboço. O show como um todo é uma comédia de […]

Aventura Espacial Cobra e o Amor Tangível

Muitas pessoas ficam esperando o amor como algo que tem sempre um “a mais”, isto é, que tem em seu conceito um suplemento. Por isso o amor aparece envolto em mistério, e quando se avalia sinceramente sobre sua existência como sentimento, há sempre uma oscilação entre arrebatamento e dúvida. Resulta disso a incerteza de que […]

Pura velocidade? Redline vs Mad Max Fury Road

Será que é possível fazer um longa metragem que seja pura velocidade? Para aproximarmo-nos disso, dentro de uma estrutura narrativa: que existam motivos para correr, mas que eles sejam bastante simples, superficiais, manjados – um terreno limpo que justifique embarcarmos em uma corrida. Mas também, no meio dessa, os oponentes são apenas um meio para […]

Valérian e Laureline e a Cidade dos Mil Planetas

1. Incrível que ninguém conheça a bande dessinée na qual o filme se baseia. Quando criança me marcou bastante, embora eu admita não lembrar de quase nada (seria algo próximo do “Embaixador das Sombras” apesar do título do filme; de qualquer forma, mas vou conferir, parecem acertadas as caras que Laureline faz como uma patricinha […]

Kimi no Na wa: Watashi Atashi Boku

Embora 君の名は não trate de uma possível divisão do ser ou “meio período da alma”, como talvez Ranma 1/2 faça (a ver), o filme mostra que, mesmo mantendo o ser, é a situação que define como ele deve referir-se a si mesmo; ou seja, “o eu é outra coisa”. E as situações dependem de costumes e […]

Seleções “Escrita Chinesa”

{3 comentários sobre podem ser lidos aqui} [29] “Tradicionalmente se enumeram oito traços fundamentais” (…) o traço horizontal; o traço vertical; o “ponto” (segmento muito curto); o gancho; as oblíquas: traço levantado, da esquerda à direita; traço baixado, da direita à esquerda; traço baixado curto, da direita à esquerda; traço apoiado, da esquerda à direita; […]

Assassino de Ninjas da Animação

Ninja Slayer From Animation aposta na fórmula: como piorar um 少年 para fazê-lo melhor? Nisso, parte de uma história apócrifa – estrangeiros teriam produzido uma novela com uma “história no estilo japonês”. Mas o que seria isso? O que faria essa história ser extremamente estereotipada? Então, primeiro, trata-se de exercitar ver com os olhos dos […]

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