por que a ordem do alfabeto é essa que temos?

Essa é uma questão intrigante porém irrespondível. O ancestral do nosso alfabeto é o alfabeto fenício de 19 caracteres (representando apenas consoantes), datado de por volta do século 14 AC. Em cerca de 1000 AC, ele foi usado como modelo pelos gregos, que adicionaram caracteres para representar as vogais. Este, por sua vez, tornou-se modelo para o alfabeto etrusco, do qual o antigo alfabeto romano e todos os alfabetos ocidentais subsequentes são derivados. Alguns caracteres foram adicionados ao longo dos séculos e outros caíram em desuso, de acordo com a necessidade de representar certos sons, mas a ordenação básica manteve-se a mesma. De fato, esta pode remeter até mesmo ao semítico do norte, o ancestral do fenício, que se desenvolveu por volta de 1700 AC. Em outras palavras, nós fazemos assim porque sempre fizemos assim, mas ninguém sabe o motivo pelo qual o fizemos em primeiro lugar.

Apesar da ordenação alfabética dos caracteres ter sido estabelecida tanto tempo atrás, a colocação das palavras em ordem alfabética só foi aperfeiçoada recentemente. Nos tempos medievais ela consistia em simplesmente colocar juntas todas as palavras começando com a, seguidas daquelas começadas por b e assim por diante. A ordem alfabética estrita só foi consolidada após o advento da imprensa.

Fonte: Questions of English, compilado e editado por Jeremy Marshall e Fred McDonald (Oxford University Press, 1996); traduzido daqui.


postado em 11 de janeiro de 2019, categoria tradução