panótico dn: guia + nota de programa
guia da peça, para servir de guia para o guitarrista estudar a peça, primeiramente ignorando as partes de pedal transpositor. o s-m fornece ritmos e notas iniciais.
nota de programa
[descrevo o começo da obra: o guitarrista toca uma sucessão de notas “sol 3” – é uma obra monofônica, superficialmente monótona; a cada nota, ele procura um modo diferente de produção do mesmo, idealmente sem gerar variações significativas: corda solta; posições alternativas; usando bend; usando a alavanca; usando um pedal transpositor; mudando a afinação da guitarra, seja mexendo na cravelha ou no microafinador; e combinações possíveis destes, incluindo glissandos cruzados. ademais, também o pedal de volume compensa ou é compensado pelas dinâmicas tocadas, produzindo, em tese, a mesma intensidade]
não posso definir “panótico” como “um ouvido que tudo ouve” sem com isso abarcar os aspectos disciplinares dessa noção: o grão do som, por um lado: a marca indelével do erro, da dificuldade, a difícil naturalização do absurdo – o corpo (da guitarra, do intérprete); por outro, a nota, em negativo, como algo que, a partir da idéia de homogeneização, permite a coleção, a combinação e a permutação, que prolifera a diferença quando a ignora (sugerindo abstrações lógicas não efetivas), mas também: o distanciamento da idéia de superação, pelo estabelecimento de um parâmetro sólido de comparação.
peça encomendada pelo ibrasotope, dedicada a mário del nunzio; livremente inspirada em: “condição da escuta: mídias e territórios sonoros”, de giuliano obici; “hamlet” de william shakespeare; “macbett”, de eugene ionesco.
postado em 9 de novembro de 2011, categoria Uncategorized : giuliano obici, metrônomo, notas de programa, obras, panótico dn, simulacro
e hoje resolvemos automatizar o pedal transpositor. a ideia inicial de que as linhas de alteração se mantivessem quando a configuração de transposição inicial fosse trocada não funciona na pedaleira vox; também não é possível preparar transposições máximas cuja unidade de medida seja o quarto de tom (por exemplo, de 1.5 semitons ou 3 quartos de tom). optamos então por automatizar. para um futuro não tão próximo, será preciso usar a pedaleira como uma interface controladora que acessa um programa de computador, capaz de realizar as transposições corretas.