fonte da juventude
1. tem um famoso conto em que um grupo de exploradores busca a fonte da juventude eterna. como o mundo não é afeito a transcendências, eles encontram apenas um lago enorme e gosmento. é babosa.
2. na adaptação para tv de 1996 de gulliver’s travels, de jonathan swift, o episódio do encontro com os struldbrug’ers é alterado. a imortalidade é garantida, e todos aparentam jovens, mas estão cegos e alguns mal se movem. vivem na cercania da fonte. a adaptação mantém a ideia de swift de uma oposição entre imortalidade e juventude (embora a ideia de juventude aqui se choque com a aparência de juventude).
3. um dos problemas interessantes e não abordados durante o filme in time, de andrew niccol, é que se todos param de envelhecer aos 25, então, para os mais ricos (dinheiro é tempo) não há mecanismo natural algum para desincentivar séries cada vez mais tortuosas de incestos. imortalidade aproximada da imoralidade.
4. um bom artigo sobre porque ter em casa a planta: aloe e vera, a maravilha proibida.
postado em 16 de janeiro de 2014, categoria comentários : aloe e vera, andrew niccol, babosa, charles sturridge, fonte da vida eterna, gulliver's travels, imoralidade, imortalidade, in time, incesto, jonathan swift, juventude, struldbrug
[…] como no conto, que acredito já ter escritoou nas viagens de gulliveraqui […]