16 Comentários Sobre Colagem Musical e Arreferencialidade

Claves No. 9, uma revista acadêmica, homenageia os 10 anos do ENCUn e contém artigos de Valério Fiel da Costa, Alexandre Fenerich, J.-P. Caron, Mário Del Nunzio, Henrique Iwao, Luis Eduardo Castelões e uma entrevista com Guilherme Vaz. Segundo o sítio deles:

Claves, periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, é uma publicação bianual, aberta à produção acadêmica nas várias subáreas do conhecimento musical: Composição, Educação, Estética, Musicologias e Práticas Interpretativas. Publica artigos, resenhas e relatos de pesquisa inéditos em português, inglês e espanhol, objetivando o estímulo a uma saudável interação com programas acadêmicos congêneres no país e no exterior. (Qualis B5 – ARTES/MÚSICA)

Apesar de minha participação estar restrita ao artigo, a partir do site oficial, fiz uma versão em pdf da revista inteira, porque gosto da possibilidade de estar folheando e acabar lendo um artigo que a priori não me interessaria.

O meu artigo, em pdf, sozinho, pode ser adquirido aqui, no sítio oficial, ou aqui, no meu. segue o resumo dele:

16 comentários não tão dispersos circundando o tema “Arreferencialismo na colagem musical”. Poderiam ter como títulos: defeito na imaginação; adicionando referencialidade; subtraindo conteúdo; fazer meu; a história das coisas; interno e externo; monadismo da obra; música sideral; marcas; pastiche; replicantes; citação e linguagem; familiaridade; arreferencialismo #1: red carpet; arreferencialismo #2: distill; escuta de trabalho.

_
Palavras chave: colagem musical, referencialidade, música eletrônica, música experimental.