30, 31, 41…

como vocês podem observar na foto acima, o arranjo feito por carlos takashi mostra: 41 anos. convém aqui explicar: se o número de anos compartilhados meus é 30 ou 31 ele, justamente, é “30 ou 31” e não apenas trinta ou trinta um, decididamente. se essa alternância repousa na disputa entre a concepção japonesa e a brasileira, ambas legítimas, quanto ao estatuto numérico-existencial do nascimento, já a atribuição 41 toma a concepção japonesa como norma.

um ano pessoal equivale à duração aproximada do período de gestação do indivíduo. desde a concepção, nasce com 1 ano e acumula anos pessoais, tal como anos compartilhados, um após outro.

curiosamente, no brasil, inicia-se a vida no nascimento, marcando-o com o zero existencial-numérico do começo. isso, se levado a sério, seria suficiente para invalidar qualquer protesto anti-aborto por cidadãos que, na minha idade, se diriam “com 30, certamente”.


postado em 24 de março de 2013, categoria Uncategorized
  1. henrique iwao » Blog Archive » retrospectiva 2013 disse às 12:48 em 27 de dezembro de 2013:

    […] fiz 30 anos, ou 31 ou 41. pensei sobre isso. fiz planos de lançamentos para comemorar a terceira década. coletâneas do […]