observações cotidianas #1
1. a única parte não comestível da maçã é o cabo.
2. o que chamamos de presunto é um apresuntado. o que costumava ser chamado de cerveja era um acervejado.
3. a melhor mostarda é belga. da região de flandres. a boa mostarda, o bom presunto, o bom café, o bom azeite e a boa cerveja levam a um caminho sem volta (a point of no return).
4. embora escovar os dentes seja fastidioso, a recompensa é reconfortante. pois nada melhor do que não passar pelo pior. e não sentir que não se escovou os dentes é um efeito dessa estirpe. (como em outras atividades, limpeza vicia.)
5. muita gente finge não saber, mas o banho deve ser tomado desaquecido. como atividade funcional que é, o papel da água quente seria apenas aquele de um hedonismo raso. entretanto, o que seria a mera adição de um prazerzinho a algo em si insípido, mascara a neutralidade da atividade, e leva a comparações ridículas e inadequadas, como aquelas para com as atividades alimentícias. e daí todo o propósito já se encontra desvirtuado. pessoas começam a falar em dificuldades, em falta de coragem, em frio. um conselho: inspire; com a respiração presa, lava-se um membro, para só depois, fora da água, expirar. repita essa operação até que ela não seja mais necessária. corolário: nunca corte o cabelo enquanto toma o banho.
postado em 7 de março de 2020, categoria comentários : banho, caminho sem volta, cerveja, escovar os dentes, mostarda, presunto
banho frio é muito ascetismo