Instantânea Festival de Música
Instantânea – Festival de Música Improvisada, de 5 a 7 de março de 2009, 20h, no Centro Cultural Arquipélago, Florianópolis.
O evento abre a programação do projeto Agenda Arquipélago, financiado pelo Fundo Estadual de Incentivo à Cultura – FUNCULTURAL da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte de Santa Catarina.
No primeiro dia, Pastoral, com todos os participantes tocando improvisos, em locais diferentes do espaço, trocando sons, esperando e ouvindo em silêncio, propondo simultaneidades. Os ouvintes podiam livremente circular andando ou sentar, tomar cerveja, etc…
Mário Del Nunzio tocando guitarra e pedaleira, na sala de entrada.
Henrique Iwao tocando laptop (Pd), caixas de som circuitadas (fabricação própria) e voz de robô, no saguão depois da escada, vindo da galeria.
Gustavo fontes tocando contrabaixo na galeria, frente.
Fábio Mentz tocando latofone na galeria, fundo.
Diogo de Haro tocando piano na sala de concertos, com projeções de Tiago Romagnani.
Adolfo Almeida passeando com seu fagote.
Ouça um trecho: Pastoral (excerto).
Segundo dia, trio de improvisação Almeida-Del Nunzio-Iwao. Eu e Mário tocamos sempre juntos, mas foi a primeira vez, e sem ensaios, que tocamos com Adolfo.
Ouça um trecho: Almeida-Del Nunzio-Iwao (excerto).
Terceiro Dia, trio De Haro-Fontes-Mentz. Curiosamente, essa improvisação teve muitos momentos motívicos e remeteu a sonoridades modernistas. Os três improvisadores estavam sempre tocando juntos, usando jogos de perguntas e respostas.
Brinde final (infelizmente, não fomos patrocinados pela cerveja Eisenbahn).
Ouça um trecho: De Haro-Fontes-Mentz (excerto).
postado em 30 de março de 2009, categoria música