Vídeos Abstratos

Tenho feito eventualmente alguns vídeos, com o intuito de exercitar minha sensibilidade para a imagem em movimento, registrando “boas idéias” e “situações interessantes” com uma câmera fotográfica. Depois, edito de modo bem simples os arquivos de vídeo, inserindo por vezes algo que possa passar uma idéia de “falha” – de intervenção da falibilidade digital, além de letreiros (tenho usado bastante a letra Akzidenz-Grotesk, esticada para ficar mais alta e magra).

As boas idéias são: proximidade, dimensionamento e diferentes focos e pontos de vista; e também: como uma cena cotidiana pode evocar relações imagéticas mais abstratas, de movimento, ritmo, cor, nitidez.

As situações interessantes variam de: um buraco na base metálica do chão da Torre de TV, em Brasília, de onde se pode observar a feira, andares abaixo; como a asa do avião alinha e desalinha, em relação ao azul celeste, por sua vez modulado em tom pelas nuvens; o mar, visto de um barco, os ciclos de repetição do movimento do barco na água; a sujeira na praia, depois de uma festa popular (lembro de filme curto de Man Ray: Le Retour à La Raison).

O som procurado é o ruído de fundo, próximo a um ruído marrom; gosto de alguns murmúrios, algumas falas misturadas, de quando em quando. A qualidade do som é ruim, porque retirada da câmera.

Eu sempre admirei muito os vídeos de Ralph Steiner da década de 30. Com Mário Del Nunzio e Lucas Araújo cheguei até mesmo a musicar ao vivo H2O.

Ver todos os vídeos no Youtube.


postado em 11 de março de 2011, categoria vídeo
  1. Leo Alves Vieira disse às 1:14 em 12 de março de 2011:

    gostei do copacabana

  2. Henrique Iwao disse às 19:23 em 25 de março de 2011:

    fala mais leo! manda uns comentários instruídos…