Colagem Musical na Música Eletrônica Experimental

Para quem quiser ler minha dissertação de mestrado, pode ser baixada no sítio da usp correspondente, ou ainda no meu próprio site aqui.

O suplemento com descrição de exemplos pode ser baixado aqui. Os exemplos podem ser baixados nos endereços abaixo:

Abaixo o resumo.

A presente dissertação visa repertoriar e fazer uma reflexão sobre obras e performances de música eletrônica experimental que utilizam músicas e gravações de músicas como material musical. Investiga a colagem musical enquanto prática, em suas diversas possibilidades de emprego. Contextualiza o tema, mostrando antecedentes na tradição da música europeia de concerto e nas artes visuais. Traça uma pequena cronologia a partir do repertório e realiza um histórico quanto às tecnologias empregadas. Introduz categorias importantes, como o sampleamento, o plunderphonics, a citação, o plágio e a intermusicalidade. Aborda o conceito de referencialidade e o coloca como importante fator composicional, relacionando-o a noções como reconhecimento, fontes sonoras e musicais, familiaridade, pastiche. Discorre sobre dois subtemas: o trio bricolagem, assemblagem e descolagem e o período pós-moderno. Conclui pensando a relação entre colagem musical e o caráter de incompletude dos artefatos musicais.
Palavras-chave: colagem musical; música eletrônica experimental; eletroacústica; plunderphonics; referencialidade; citação; sonologia.