Paulo Dantas & Henrique Iwao: Arquipélago, Concerto para Fones de Ouvido

Arquipélago é uma proposta de apresentação em público de trabalhos criados especificamente para fones de ouvidos, ou de trabalhos cujos conceitos seriam melhor transmitidos em uma situação de escuta tão imersiva quanto possível.

A escuta em fones de ouvido é geralmente associada a uma experiência de isolamento. Contudo, com um dispositivo que é capaz de redistribuir um mesmo sinal estéreo para diversas saídas de fone, poderíamos realizar uma difusão de uma mesma obra musical, por exemplo, para diferentes ouvintes por meio de seus respectivos fones. Cria-se um paradoxo: teríamos um público em que todos os ouvintes estão presentes em um mesmo ambiente; porém, cada um destes mantém seu espaço privado de audição. Um arquipélago.

Ademais, após a apresentação, será enviada, exclusivamente aos presentes, a gravação do ambiente sonoro silencioso da primeira parte do programa, assim como imagens da segunda parte. Aquilo que preenchia a sala, de um ponto de vista externo, mas que era inacessível ao público, é então compartilhado – registro da ocupação coletiva do espaço.

Programa

Cidade Arquipélago (Paulo Dantas) – álbum contendo gravações tomadas em Tóquio e Izu (Japão). A técnica de microfonação predominantemente empregada na captação destes trabalhos foi a binaural, técnica esta que resulta em imagens estéreo bastante fiéis ao espaço no qual a gravação foi realizada. Se as tomadas forem ouvidas em fones de ouvido, a ilusão é a de que nossa audição é transportada para o espaço onde os eventos gravados ocorreram. O álbum será apresentado na íntegra. A peça gravada na última faixa do disco, mono.4, será apresentada ao vivo. Duração: 50 minutos.

Intervalo

Solo Discoteca (Henrique Iwao) – discotecagem vertical, “tudo ao mesmo tempo” (all at once) de até 64 sequências de músicas (playlists), com controles de panorâmica e dinâmica separados para cada uma destas. São distribuídos gorros solipsistas, confeccionados apenas com aberturas nas orelhas, para que cada um possa estar só junto ao som, cavando nas cacofonias e texturas resultantes, fragmentos e alusões às músicas discotecadas.É possível que o pública sugira músicas festivas para a discotecagem, mandando o nome do grupo/artista e nome da música para o e-mail do autor. Duração: 30 minutos.

***

Paulo Dantas (Rio de Janeiro, 1981) atua como professor, intérprete, técnico de som, compositor e improvisador desde 2003. Pertence(u) a inúmeros grupos ligados à pesquisa, experimentação e composição como o Nulltraces, AAA. SCHLAG! e Abstrai ensemble. Seus últimos álbuns solo, Cidade Arquipélago e 20160810_19:50:??_-22.920972,-43.238181, operam no campo da composição utilizando-se de gravações de campo.

>bandcamp
>interview

Henrique Iwao (Botucatu, 1983) atua como escritor, músico (improvisador, compositor e intérprete, especialmente ligado à música experimental) e artista, de modo eclético, mas interessado nas relações entre várias áreas e a arte sonora. Integra o selo Seminal Records, e toca com os grupos Infinito Menos e Epilepsia; organiza, com Matthias Koole as Quartas de Improviso, e se apresenta nestas. Seu últimos álbuns solo, MJ Extended, Alvin Lucier’s Mor Moning Just Me A e NAOAAACM Redux, trabalham com uma estética da apropriação e usam colagens musicais conjugadas a preocupações conceituais.

>bandcamp
>blogue

***

Foto 1: Cidade Arquipélago no III FIME, por Ibrasotope. Foto 2: Solo Discoteca no Espaço do Conhecimento UFMG, 201

***

2018-04-14: Galeria Mama Cadela, Belo Horizonte. Evento no facebook.