medindo a quantidade de trabalho: Qt = 2(x+a)

a quantidade de trabalho para fazer algo por aqui pode ser medida assim: calcula-se um valor x teórico, correspondente ao trabalho a ser feito. dado que esse cálculo é imperfeito, e também o mundo e as coisas o são, a seu modo, é realista estipular uma margem de erro a (normalmente um valor positivo, mas por vezes, quando a sorte encontra-se ao lado do trabalhador, negativo). assim, a quantidade de trabalho Qt para fazer algo deve ser medida como:

Qt = n(x + a)

onde n são os impedimentos burocráticos, necessários ao retardamento e atravancamento do processo. para mim, ao menos, é tentador adicionar, “tal que n=2 ou n>2”, isto é: nas condições atuais, a burocracia sempre dobra a quantidade de trabalho necessária.


postado em 30 de novembro de 2011, categoria Uncategorized : , ,
  1. Helena disse às 0:00 em 30 de novembro de -0001:

    Professora?Precisei fazer as contas – são 13% de meu tempo de vida profissional. "Professora!""Não pode ser comigo, não aqui". Vim ao Sesc para alongar as costas na piscina, entre um problema burocrático, pesquisa e trabalho. Muito computador e trânsito, quase ininterruptos, nos últimos 8 dias. Nunca encontro ninguém aqui por acaso. Mas viro, intuitivamente. Uma de minhas alunas, feliz, muito simpática, vem me dar um abraço. Tivemos nossa aula ontem, ótima turma. Se fossem uns 50% de minha carreira, provavelmente não escreveria isto. Nunca me chamavam por "chefe!", "colega!", etc. por aí.Nos últimos tempos, por umas 3 vezes, em supermercados, me perguntaram se eu era professora – está certo, duas por causa dos livros, estou sempre carregando meu trabalho comigo. Outra, porque…, bem, porque estava comprando pão do jeito não sei qual. É, acho que sou 100% professora.O título da profissão parece que se adere à pessoa, diferentemente de muitas outras carreiras. Para os que "vivem" (ou precisam viver) suas paixões (no sentido amplo da coisa), como eu, isto é bom. Espero que não se desgaste. Não me desgaste. Não pese. Enfim, sei lá, bobagem. Trabalhar. Preparando aula. Carregando livros… cada vez mais leves…