Improvisação Musical

 

Improviso Solo: excerto. Usina do Gasômetro, Espaço Cérebro, Porto Alegre, 24 de setembro de 2016.

Desde 2003 tenho atuado como improvisador musical, em diversas situações e com diversos parceiros (não apenas de música, mas de dança, vídeo, artes visuais e eventualmente outras atividades). A princípio, tocava piano, junto a Lucas Araújo (baixo elétrico) e Mário Del Nunzio (guitarra). A partir de 2006 comecei a migrar para tocar um teclado sintetizador, usando diversos pedais e sensor de distância. Tocava principalmente com Del Nunzio, mas também com convidados.

_

Faixa em Coletânea de 2010. Há também um programa de rádio dessa ocasião.

Em 2008, a atividade de improvisação ganhou bastante importância, e desde então venho tocando instrumentários que envolvem objetos do cotidiano e superfícies amplificadas, evoluindo aos poucos, até chegar na mini-tábua, e a configuração atual, mais estável, envolvendo: uma mini tábua amplificada (microfone de contato e captador de guitarra), pedais de equalização, compressores, um kaoss pad (efeitos manuais), objetos cotidianos diversos, brinquedos, uma mesa de som com possibilidade de curto-circuito sonoro, e pedal de volume. Uma foto, acima. Outras fotos dos instrumentários podem ser vistas aqui.

Gravações de alguns shows de improvisação musical estão disponibilizadas no archive: improvisos diversos. As temporadas das Quartas de Improviso, junto a Matthias Koole e convidados, estão devidamente documentadas, com gravações de quase todos os mais de 80 shows. E três vídeos: o do [QI076], com Ramanery e sua pintura performance com algodões e anilina, [QI083], com Fred Pessoa montando um objeto de madeira, e o [QI061], com Paulo Dantas na guitarra e Leo Souza nas projeções.

_

Em 2016 o álbum vídeos 2003-2013: bônus álbum, foi lançado, independentemente, contendo improvisos de 2013 junto a Adriano Monteiro, Aquiles Guimarães, Cadu Tenório, J.-P. Caron, Marcos Campello, Paulo Dantas, Tiago de Mello.

_

Em 2009 o Ibrasotope lançou a gravação de um evento contendo uma sessão de improvisos bastante atípica, por mim, Mário Del Nunzio e Pan&Tone.

_

Também pelo Ibrasotope, Projeto Limiares, em 2012, foi lançado um álbum de improvisação livre, este gravado em estúdio, meu e de Mário Del Nunzio, com os seguintes convidados: Antônio “Panda” Gianfratti, Cesar Villavicencio, Lucas Araújo, Pan&Tone, Matheus Leston, Matthias Koole. Chama Trios e Quartetos. Há um vídeo documental sobre ele.

_

Em 2009 era comum tocar piano e eletrônicos simples e portáteis nas jams de improvisação de dança do Balé da Cidade de São Paulo. No SESC Pinheiros, na mesma época, participei junto a Jorge Garcia e o Grua – Gentlemen de rua, em improvisos de dança, em novembro, junto com Valério Fiel da Costa (vídeo de baixa qualidade aqui), Gregory Slivar e Matheus Leston. Em 4 ocasiões toquei na jam de dança do Centro Cultural São Paulo, em abril do mesmo ano, com os dançarinos Mirian Druwe e Thiago Negraxa e os músicos Lucas Araújo, Valério Fiel da Costa, Pan&Tone e Matheus Leston.

Alguns improvisos solos estão também disponibilizados no archive. Só há uma filmagem, entretanto, de 2010, abaixo. Os 3 solos com nome (“O Brasil Não Chega às Oitavas”, “Éter 2” e “Solo Discoteca”, assim como muitas produções minhas, tem componentes de improvisação, mas nestes se combinam com estruturas composicionais e regras de atuação).

 

Outros vídeos incluem um excerto de apresentação de 2008 com Lucas Araújo, Mário Del Nunzio e Rorigo Montoya, no CCJ, São Paulo (*); em 2010 com Araújo (*) na Casa do Lago, Campinas; com Araújo e Del Nunzio no Parque Lage, Rio de Janeiro, em 2012 (*); no mesmo ano, com Del Nunzio mais Antônio “Panda” Gianfratti na Praça Victor Civita, São Paulo (*); no EIMAS, algo engraçado na entrada de um concerto, com Matthias Koole, em Juiz de Fora (*). Abaixo, um bom show, com Marcelo Muniz, tocando no Plano-B, Rio de Janeiro, em 2011.

 

Fotos: (1) Thomas Rohrer, Peter Jacquemyn, Antônio “Panda” Gianfratti e Henrique Iwao, CCSP (foto por Natacha Maurer); (2) Henrique Iwao, Espaço Comum Luiz Estrela (foto de Matthias Koole). (3) meu instrumentário (por Priscila Montania); (4) Fabiano Fonseca, Henrique Iwao, Flaviane Angélica, Matthias Koole, Thiago Miotto (foto por Marco Antônio Gonçalves). (5) Henrique Iwao, Biblioteca Mário de Andrade (foto por Natacha Maurer); (6) Infinito Menos, UFMG.