fones de ouvido

o colega j.-p. caron demonstrou esses dias estar preocupado com a questão dos indiscerníveis na arte conceitual e na música experimental/contemporânea. peter ablinger fornece um exemplo bastante interessante, em uma obra criada em 1999 (agradecimentos a paulo dantas que gentilmente me presenteou o portfólio de ablinger da haus um waldsee).

Weiss / Weisslich 36, Kopfhörer

Ear-covering headphones with fixed microphones; microphones are connected to the headphones thrhough which you hear what the microphone picks up as it does.
As the microphone is directly connected to the headphones what you hear with headphones is the same as without. But: the same is not the same. There is a difference.
At least the difference between just being here and: listening. That difference is the piece.

(Peter Ablinger – HÖREN hören / hearing LISTENING, Haus am Waldsee / Kehrer Verlag, Berlin 2008, p.71)

“branco / esbranquiçado 36, fones de ouvido

fones de ouvido que cobrem as orelhas, equipados com microfones; microfones estão conectados aos fones de ouvido; fones de ouvido  fazem escutar o que os microfones captam ao funcionarem. como os microfones estão diretamente conectados ao fone de ouvido o que se ouve é o mesmo que se ouviria sem os fones de ouvidos. mas o mesmo não é o mesmo. há uma diferença. ao menos a diferença entre apenas estar lá e de fato escutar. essa diferença é a peça.


postado em 27 de fevereiro de 2014, categoria música : , , , ,