cem anos de música no brasil

no livro cem anos de música no brasil 1912-2012, organizado por joão marcos coelho, há um capítulo escrito por marco scarassatti denominado instrumentarium: dispositivos e contradispositivos no instrumentário brasileiro dos últimos 100 anos. nesse décimo capítulo, marco inclui pequenos textos de diversos músicos da cena brasileira, realizados a partir da pergunta “o que é um instrumento?”.  nas páginas 186 a 189 há minha contribuição, disponível nessa página. disponibilizei também as respostas às 5 perguntas de marco sobre o tema; escrevi-as em 18 de março de 2013 – soam como se eu tivesse acabado de ler os livros “ciência em ação” e “a esperança de pandora”, do bruno latour.

quanto ao livro, um aviso: folheando rapidamente, já noto diversos pequenos erros – nome de autor (na capa, marco scarassatti aparece como “marcos scarassati”), ano de publicação duplo (2014 ou 2015?), número de página referente ao capítulo que eu participo incorreta (p. 128), informações biográficas fictícias ao final (de novo, o marco aparece como professor de composição, e o conheço bem o suficiente pra saber que não), além de nos anexos de um texto – descrições da atuação de grupos musicais – haver pequenas inconsistências aqui e acolá.

não deixa de ser um livro que promete interesse, mas já na primeira passada esses descuidos aparecem como falta de cuidado e pouca preocupação com a boa qualidade do texto (e visualmente, o livro é bonito). meu próprio excerto contém um parágrafo em que falta um pedaço de uma frase… (mas, obviamente, revisei ambos na versão que disponibilizei).


postado em 21 de abril de 2016, categoria livros, textos : , , , , ,