Aerodinâmica no Espaço

Não estou caçoando da inteligência do leitor. Mas é algo que frequentemente passa desapercebido. Porque, vocês já sabem, não há problemas de aerodinâmica no espaço. E no entanto, como são os formatos das naves nas ficções científicas?

James White oferece uma explicação, em um dos livros da incrível série sobre um hospital inter-galáctico, Sector General (Code Blue: Emergency):

“Apesar de seu grande tamanho”, o capitão continuou, “ela tem a clara configuração aerodinâmica triangular típica de uma atmosfera planetária. A maioria das espécies a fazerem viagens inter-estelares que nós conhecemos preferem, por motivos técnicos e econômicos, manter pequenas suas embarcações mistas atmosférico-espaciais e construir naves não terrenas, em órbita, quando a aerodinâmica é desnecessária. As duas espécies  conhecidas por mim que constroem suas naves espaço-atmosféricas largas, o fazem porque os tripulantes necessários para operá-las são eles mesmos fisicamente enormes.”

Mas esse não parece ser o caso. Talvez uma incapacidade criativa afugente tentativas mais bem resolvidas em termos de eficiência na engenharia. Os robôs vão ter a forma de humanos gigantes, até que eles não precisem ter pernas, porque voam o tempo todo, o que será uma grande descoberta. E depois, caras de pessoas aparecerão nos transportes militares, caçoando do antropomorfismo habitual no ramo (que é um tema ambíguo em Gurren Lagann). Mas e a aerodinâmica? Orbimorfismo? A triangularidade é tal qual a necessidade de sons quando há explosões siderais?

Post criado 123

Um comentário sobre “Aerodinâmica no Espaço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo