Audacity e imagens

dá para usar o Audacity pra colocar efeitos em imagens. esse tipo de hackeamento é chamado de databending (dobrando-dados ou ainda, gambiarrando dados?). eu fiz uns experimentos, baseados nas informações desses dois sites:

  • http://www.hellocatfood.com/databending-using-audacity/
  • https://questionsomething.wordpress.com/2012/07/26/databending-using-audacity-effects/

está em inglês (mas rola de sacar com o google translate).

plug1

primeiro eu peguei uma imagem jpg e abri no gimp (vc pode fazer algo similar no photoshop) e diminui seu tamanho. depois exportei em formato TIFF (sem compressão, e com canais de cor separados) – aparece como “.bmp” (no photoshop o tutorial diz que em [TIFF Options] você deve escolher em [image compression] “none” e em [Pixel Order] “Per Channel”.

agora no audacity. vá em importar “raw data” e escolha o arquivo que vc criou. nas opções, em [codificação], escolher “u-law” ou “a-law” e em [endiannes] sei lá, coloquei “endian grande” – porque o desenho do som parece ficar mais variado. aí é aplicar efeitos. comecei com o “inverter”, numa parte do meio do arquivo.

bom, agora retransformar em imagem. em exportar, colocar em [format] “outros ficheiros sem compressão” e em [opções] colocar [cabeçalho] “raw (head-less)” e codificação “u-law” ou “a-law” (a mesma que usou ao importar). renomeie o arquivo para “.bmp”.

plug2

em seguida, tentei de novo, a partir do anterior e adicionei um eco, do meio pro final do arquivo.

plug3

depois tentei um wah wah do início ao meio e aí deu erro (não sei se isso é verdade, mas parece que o começo é um local sensível). tentei de novo, evitando o comecinho do arquivo.

plug4

como soa a imagem plug4.bmp? ouça acima (é bem barulhenta!).

[colocar aqui mp3


postado em 27 de maio de 2015, categoria oi kabum bh : , , , , ,